Diante do cenário de crise econômica, as vendas caem e para recuperar o prejuízo os lojistas apostam nas datas comemorativas. Para o Dia das Crianças, por exemplo, a expectativa é de um pequeno crescimento em torno de 3% nas vendas de brinquedos, roupas infantis, games e tecnologia, segundo estimativa das associações comerciais.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi), Luciano Dávila, a data está entre as quatro mais significativas para os lojistas e disputa com o Natal e o Dia das Mães. Ele contou que, nesta semana, já foi possível notar que o movimento no comércio aumentou, porém, a próxima semana será mais intenso.
"Com as dificuldades ao longo do ano, os lojistas buscam meios para que os números sejam, no mínimo, semelhantes aos do mesmo período de 2014", avalia o presidente da Acidi. 
Dávila ainda fez uma avaliação sobre a situação econômica que tem atingido os comerciantes e disse que, diante disso, eles estão mais criativos. "É claro que todos demonstram preocupação, mas todos eles estão em busca de alternativas. Os lojistas têm usado da criatividade para manter e até ampliar os negócios", avaliou. "Eles estão atentos a tudo que há de novo no mercado", ressaltou.
Para driblar a crise em Mogi das Cruzes, a Associação Comercial (ACMC) realiza uma ação promocional para atrair os consumidores e estimular as vendas com a campanha "Divirta-se Comprando em Mogi". A ação vai sortear, no dia 15 de outubro, duas bicicletas e um tablet para quem comprar em umas das 650 lojas cadastradas.
Para Tânia Fukusen, que preside a Associação Comercial, a expectativa é que as vendas aumentem 3%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
"A situação está difícil, mas quando se trata de agradar as crianças, os pais, tios e avós sempre dão um jeitinho. Por isso, há uma expectativa realista, mas positiva", avaliou Tânia.