A diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) apresenta, nos próximos dias 28 e 30, às 9 horas, o programa de recuperação de crédito do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A iniciativa visa à redução da lista de consumidores inadimplentes e, principalmente, ajudar as empresas a recuperarem o dinheiro parado.
O serviço será permanente e tem como foco o consumidor que está negativado no SCPC. Diariamente, cerca de 180 pessoas passam pelo balcão do órgão em busca de informações sobre as dívidas e como liquidá-las.
Para ter as dívidas cobradas pelo SCPC, o lojista precisará assinar um termo de adesão junto à Associação Comercial. A empresa pagará 20% dos créditos recebidos para a entidade, para fins de cobertura dos custos operacionais do serviço, lembrando que o cálculo dos juros e multas será feito pela ACMC, conforme o previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Para o consumidor, a proposta para quitação de dívidas contempla uma entrada de 30% do valor devido e o pagamento do saldo restante em até nove parcelas fixas, com valor mínimo de R$ 50,00.
"Temos, no SCPC, um universo de quase 30 mil dívidas negativadas, que representam cerca de R$ 14 milhões. Recuperar parte desses recursos é fundamental num momento de estagnação de economia como o atual, por isso, a proposta da Associação em oferecer o serviço de recuperação de débito. Não podemos esquecer que, na maioria dos casos, as lojas têm dificuldades em efetuar as cobranças, enquanto que o SCPC dispõe de todos os dados das dívidas e dos seus devedores", pontua Marco Zatsuga, diretor do SCPC e vice-presidente da ACMC.