À meia noite deste sábado (0 hora de domingo), os relógios deverão ser adiantados em um hora por causa do horário de verão. A medida tem o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, já que as pessoas aproveitam mais o período de iluminação natural.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), anualmente, a redução média nesse período varia entre 3,5% e 5%. O novo horário seguirá até a meia-noite de 20 de fevereiro de 2016. Além de acertar os ponteiros de todos os relógios, as pessoas que estiverem foram de casa precisam se atentar ao horário de operação do transporte público.
Como todos perderão uma hora, a Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos (EMTU) informou que "as linhas de ônibus metropolitanos, que normalmente funcionam até à 1 hora irão operar até às 2 horas do novo horário. No domingo, as linhas cumprirão a tabela horária normal". A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô também vão operar até às 2 horas na madrugada de domingo. A reabertura das estações do Metrô ocorrerá às 4h40, enquanto as da CPTM às 4 horas já no novo horário.
A Socicam, empresa que administra o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi, informou que "os ônibus com partidas programadas até as 23h59 deste sábado, sairão normalmente, obedecendo ao horário antigo. Os ônibus que têm partidas previstas a partir da 1 hora de domingo sairão obedecendo ao novo horário. Não haverá passagens datadas do dia 18 com horário de embarque entre 0h e 0h59". Os passageiros que tiverem dúvidas sobre o horário de embarque poderão buscar atendimento na rodoviária ou com as empresas de ônibus.
Segundo Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP Bandeirante, o horário que apresenta o maior consumo de energia elétrica é após as 18 horas, momento em que as pessoas retornam para casa.
"O horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de ponta, já que os dias se tornam mais longos, e a iluminação pública e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde, momento em que as fábricas já estão com produção reduzida", esclareceu.
Algumas medidas podem ser adotadas nesse período para economizar energia elétrica, como deixar as cortinas abertas, utilizar menos lâmpadas, usar o chuveiro na posição "verão", limitar o tempo de banho, não utilizar a parte traseira das geladeiras para secar roupas, além de usar o ar-condicionado apenas em ambientes fechados.