A reorganização da rede estadual gera muitas dúvidas. A preocupação atinge pais e estudantes matriculados na Escola Estadual Professor Claudio Abrahão, na Vila Jundiaí, cogitada como uma das unidades a serem fechadas.
O medo de que os filhos sejam encaminhados a uma escola distante de onde moram é uma das principais apreensões dos pais, conforme destaca a dona de casa Sara Maria da Silva Machado, de 38 anos. "Tenho uma filha na 6ª série e a escola fica a 10 minutos de casa. Minha preocupação é que mandem ela para outro bairro, pois aí não terei condições de levá-la. Como uma criança vai andar sozinha?", questionou.
A mesma apreensão tem a professora Dilene Narde Stonda, 46, que mora no mesmo bairro. "Apesar de a dirigente de ensino ter garantido que o Claudio Abrahão não vai fechar, nosso movimento continua. É preciso entender que essa é a única escola do bairro e muitas pessoas serão prejudicadas", comenta.
Para ela, os riscos de fechamento desta e demais escolas são iminentes. "Pode ser que não fechem de imediato. Mas com base no que já foi visto em outros locais, há chances de isso ocorrer. (S.L)