Moradores de Taiaçupeba realizam amanhã, a Primeira Caminhada pela Paz do distrito. A concentração ocorrerá às 14 horas, em frente à portaria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que fica na rua Seis de Junho, 377. A passeata tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para os frequentes casos de violência registrados no local.
De acordo com a dona de casa Sueli Conceição Siqueira Faria, uma das organizadoras do evento, a ideia de promover o evento surgiu a a partir da grande incidência de brigas que tem ocorrido na porta das escolas do bairro. "É aluno brigando com aluno, grupinhos e, inclusive, já houve estudante que precisou ser hospitalizado. Minha irmã também foi agredida pelo pai de um aluno. Então decidimos nos reunir e fazer esta ação para conscientizar a população e pedir mais atenção e segurança por parte do Poder Público", disse.
Segundo a dona de casa, a falta de segurança tornou-se um problema frequente. "Há muito tempo Taiaçupeba deixou de ser aquele lugar tranquilo que estávamos acostumados. A sensação de falta de segurança ocorre dia e noite, pois não há policiamento. Apesar de ter uma base da Policia Militar, apenas um policial fica aqui. Se acontece alguma coisa, não temos para quem recorrer", comentou.
A previsão é de que pelo menos 100 pessoas participe da caminhada, que percorrerá as principais ruas do bairro e será encerrada em frente à escola estadual Benedito de Souza Lima, onde houve casos de violência. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na página "Mais Taiá" no Facebook.
Em nota, o 17º Batalhão da Policia Militar destacou que diante das reclamações, intensificará o policiamento nas escolas da região.