Ainda não há previsão para a implantação do aplicativo que seria disponibilizado aos usuários do transporte coletivo de Mogi das Cruzes. A ferramenta forneceria informações, em tempo real, sobre a localização dos ônibus, que poderia ser acessada do telefone celular. Em junho, o secretário Municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, havia informado que o dispositivo estaria disponível em setembro.
O sistema, que seria criado por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Mogi, estava previsto para ser implantado em parceria com a pasta. "As últimas informações que tive foi que faltavam alguns detalhes técnicos que estão sendo acertados", informou o secretário.
A reportagem do Dat entrou em contato com a Fatec para saber desses detalhes e a faculdade informou que no momento ainda não é possível falar sobre o assunto, pois o projeto se encontra "em fase de tratativas e não avançou em seu desenvolvimento". A instituição afirmou que não há contrato algum estabelecido com a Prefeitura para colocar a plataforma em prática.
O aplicativo prometia facilitar a vida dos mogianos, e disponibilizar informações sobre a localização dos ônibus em tempo real. Com ele, o passageiro poderia saber em quanto tempo o transporte coletivo chegaria ao ponto de parada.
Em junho, Xiol ainda disse que o acompanhamento de onde os ônibus estão já é feito por GPS, porém, o aplicativo seria oferecido para interligar com as centrais para fornecer as informações. Na época, o secretário de Transportes ainda destacou que buscava parceria sem custos com a Fatec.
O aplicativo também não seria exclusividade de Mogi. Ferramenta semelhante já está disponível, gratuitamente em alguns municípios brasileiros como em Campinas, desde agosto, e também é usado para corrigir possíveis falhas no serviço prestado aos passageiros. Outras cidades do Rio Grande do Sul e de Goiás também já adotaram esse sistema.