A avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, será uma das próximas vias de Mogi das Cruzes a receber alterações no trânsito em função das obras de construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral. Durante reunião aberta à população sobre a Revisão do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, na Escola de Governo e Gestão, o secretário de Tranportes, Nobuo Aoki Xiol, explicou que serão criadas, inicialmente, duas faixas no sentido Perimetral-Centro. Para isso, o estacionamento de veículos será impedido.
A medida será necessária, já que trânsito no local ficará mais intenso após o fechamento da passagem de nível pela linha férrea no centro, no sentido Mogilar-Centro. "O trânsito vai migrar ainda mais para a Nami Jafet e as modificações são essenciais. O fechamento da passagem acontecerá depois do dia 20", explicou o chefe da pasta. Com isso, os carros que sobem a rua Cabo Diogo Oliver terão que virar à esquerda na rua Engenheiro Gualberto e seguir em direção ao Mogilar.
Amanhã
Xiol também comentou as modificações que entram em vigor amanhã, sendo uma delas o fechamento da passagem de pedestres na esquina das ruas Braz Cubas e Dr. Ricardo Vilela por três semanas. As opções para quem transita pelo local serão a calçada da rua Dr. Ricardo Vilela, permitindo o caminho entre a Dr. Deodato Wertheimer e a Hamilton da Silva e Costa, e a rua Princesa Isabel de Bragança. O trecho será sinalizado com informações sobre as mudanças para que a população possa se localizar.
Também a partir de amanhã, o trânsito de veículos no quarteirão da rua Coronel Santos Cardoso, entre as ruas Maria Osório do Valle e Basílio Batalha, passará a ter mão única de direção. A via, que possui trânsito nos dois sentidos, passará a ter o fluxo de veículo apenas no sentido bairro-centro. A medida será adotada após a realização de estudos do trânsito atual na região e prevendo o aumento na circulação de veículos que deverá ocorrer com novos empreendimentos comerciais que serão construídos nas proximidades, segundo a administração municipal.
Já o quarteirão da rua Major Arouche de Toledo, entre as ruas José Bonifácio e Senador Dantas, terá a mão de direção invertida. A alteração busca oferecer mais uma opção de trânsito para os motoristas que circulam nas proximidades da Catedral de Santana. "Existe uma morosidade na José Bonifácio, então estamos criando alternativas para melhorar o fluxo", concluiu. Cerca de 20 pessoas participaram da reunião de ontem. Uma audiência pública acontecerá no dia 24. (C.M.)