Em sessão solene realizada na Câmara na tarde de anteontem, a Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou o novo hino do município à população. Durante o evento, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB) assinou a lei que instituiu a nova canção, que, a partir de agora, se torna um dos símbolos oficiais da cidade, ao lado da bandeira e do brasão.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama Joerly Nakashima, do presidente do Legislativo, Wilson dos Santos (PTN), o Wilson Pirata, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e cidadãos. Cerca de 200 pessoas acompanharam a execução da nova canção, que foi interpretada pela primeira vez, após o concurso público que escolheu a nova letra, e quem entoou o hino foi o Coral Municipal, junto com a autora da obra, Maria Cristoilma Almeida Rego.
A ação fez parte das comemorações pelo aniversário de 455 anos de Itaquá, completados no dia 8 de setembro, e também pelos 62 anos de emancipação político-administrativa do município, que ocorreu anteontem.
Por problemas de ordem de direitos autorais, o hino municipal não era executado nas solenidades oficiais em Itaquá. Diante da ausência de um dos principais símbolos do município, por determinação do prefeito, a Secretaria de Cultura lançou o concurso público no mês de julho de 2015, para a escolha de uma nova canção. Após julgamento de uma comissão especializada composta por professor de língua portuguesa, historiador da cidade, entre outros jurados, foi escolhido o hino, que passará a ser executado nos eventos oficiais.
Mamoru se disse orgulhoso, ja que foi em sua gestão que a cidade ganhou um novo símbolo. "Estou muito orgulhoso em colaborar para que a cidade tenha um hino oficial novamente. Isso é o resgate do civismo e do orgulho de ser itaquaquecetubense. Não era possível aceitar que uma cidade histórica como Itaquá não pudesse tocar o seu hino nas solenidades oficiais. Por isso, tratamos de lançar um concurso e escolher a nova música que representará a cidade. A letra ficou muito bonita e condizente com a nossa história", disse o prefeito.