Os novos conselheiros tutelares de Mogi das Cruzes foram eleitos nesse domingo. Dos 5.526 votos depositados, 5.478 foram considerados válidos. As eleições ocorreram em três pontos diferentes do município.
Na 74ª Zona Eleitoral, na Escola Municipal "Coronel Almeida", no centro, 1.939 eleitores votaram. A 319ª Zona Eleitoral, na Escola Municipal "Guiomar Pinheiro Franco", em César de Souza, recebeu 1.313 mogianos e a 287ª Zona Eleitoral, na Escola Municipal "Doutor Waldir Paiva de Oliveira Freitas", em Brás Cubas, contou com 2.274 eleitores.
Cada Zona Eleitoral teve três urnas de votação e 20 conselheiros tutelares foram escolhidos pela população. Serão dez titulares e outros dez suplentes. Trinta e quatro pessoas anularam os votos, enquanto que 14 eleitores votaram em branco.
As eleições começaram às 9 horas e seguiram até às 17 horas. A apuração dos votos foi finalizada às 2h45 de ontem.
Os conselheiros tutelares eleitos no último domingo tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016 e terão um mandato de quatro anos. Os escolhidos serão distribuídos nos dois Conselhos Tutelares do município, um em Brás Cubas e outro na região central. Os conselheiros que receberam mais votos, terão prioridade na escolha da unidade. Eles passarão por uma capacitação antes de assumir a função.
A secretária municipal de Assistência Social, Eliana Mangini, afirmou que as eleições ocorreram com tranquilidade.
"Acompanhamos todas as etapas da eleição, desde o registro dos candidatos, passando pela prova de conhecimentos específicos e todo o desenrolar do processo eleitoral, que é pioneiro nesse novo modelo.
Trata-se de uma valorização dos conselheiros tutelares, com grande participação popular", disse.
O salário dos conselheiros é de R$ 2.081,35 e eles terão todos os direitos trabalhistas assegurados, como férias remuneradas, 13º salário, licença-maternidade, licença-paternidade e gratificação natalina, além da cobertura previdenciária.