A Prefeitura de Poá fará a aquisição de 20 mil microchips para identificar e cadastrar cães, gatos, cavalos, vacas e bois do município. O objetivo da ação, que já é feita na cidade desde 2013, é otimizar o controle populacional deste animais e fazer valer a Lei de Posse Responsável, que está sendo elaborada pelo município.
De acordo com o secretário de Saúde, Marco Antonio Izzo, a ação integra o Programa Municipal de Controle Populacional, Posse Responsável e Bem-Estar Animal, que Poá dará início até o final deste mês.
"A microchipagem animal, que será realizada concomitantemente ao 'Censo Animal - De casa em casa', talvez seja o principal instrumento para a redução das populações de animais errantes do município, já que tem como objetivo principal o cadastramento de todos os animais da cidade e, consequentemente, a identificação dos responsáveis, para que seja cumprida com eficácia a Lei da Posse responsável", justificou.
Ainda segundo o chefe da pasta, a ação pode ser considerada inédita no município, já que o cadastramento será feito em banco de dados específico, para que as informações colhidas fiquem arquivadas. "Sem o arquivamento dessas informações, como ocorreu anteriormente no município em microchipagens passadas, a ação perde o sentido".
No processo de cadastramento, o chip é inserido na pele do animal contendo todas as informações sobre o cão, gato, cavalo, boi ou vaca. Entre as vantagens do sistema está a facilidade de identificação quando o cão está perdido, identificação inequívoca do cachorro ou gato em caso de roubo, responsabiliza o dono no caso do animal ser abandonado, além de permitir a contagem estatística do número de animais.
As empresas interessadas em oferecer o produto devem apresentar suas propostas até o próximo dia 23, quando serão abertos os envelopes com os documentos e orçamentos. O edital do pregão eletrônico pode ser consultado no site www.poa.sp.gov.br.