O início das obras de reurbanização do Miguel Badra Baixo, em Suzano, foi adiado para amanhã. A previsão era que os trabalhos começassem ontem, na estrada do Preju, mas, segundo a prefeitura, a possibilidade de chuva impediu que os primeiros serviços fossem executados.
De acordo com a secretária de Serviços Urbanos e interina da pasta de Obras, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, uma vistoria será agendada para amanhã com a Imprensa para que os jornalistas possam entender melhor onde as obras começarão e quais serão os primeiros trabalhos.
A reurbanização do Badra, aguardada há pelo menos quatro anos, vai beneficiar 20 mil pessoas e promover a retirada de 338 famílias que ocupam irregularmente as margens e o entorno do rio Jaguari. Os trabalhos, orçados em R$ 20 milhões, sendo R$ 18 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão iniciados na estrada do Preju.
Durante coletiva concedida na semana passada, Carminha explicou que o projeto prevê pavimentação das vias, instalação de rede de água, esgoto e galerias pluviais, rede de energia elétrica, construção de oito praças, guias e sarjetas, recuperação da mata ciliar nas margens do rio Jaguari, entre outros serviços. A expectativa é que a reurbanização seja concluída em 12 meses.
O projeto todo prevê a reurbanização de uma área de 364,2 mil metros quadrados e a região que foi ocupada irregularmente pelas famílias nas margens do rio será a última a receber obras, porque ainda será feita a remoção.
Ruas
As vias que terão obras no Miguel Badra Jaguari são: ruas 10, 7, Thiago C. Silva Cruz, Ernesto Asbeck, A, B (viela 11), 20, Luiz Setubal de Almeida (rua 19), Ulisses Izaias de Almeida, Projetada, Maria Diva da Silveira, Do Progresso, F, J, 26, D, K, E, 15, G, Benedito Salomé da Anunciação, H, Projetada A e Expedito Duranda Nogueira; avenidas Edmilson Rodrigues Marcelino, Marginal, Jaguari, Helio Guimarães Lanzas e Miguel Badra; e estrada do Preju.