Devido às inúmeras reclamações recebidas da população mogiana e região que precisam de tratamento de câncer, o deputado Luiz Carlos Gondim (SD) solicitou ao secretário estadual da Saúde, David Uip, informações sobre quantos pacientes com câncer de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê realizam tratamento de quimioterapia em hospitais localizados em outras regiões e na Grande São Paulo. Ele questionou, ainda, qual o motivo desses pacientes não estarem realizando tratamento de quimioterapia nos hospitais de Mogi; se é do conhecimento da secretaria o número de casos de pacientes com câncer que residem no Alto Tietê que ainda não iniciaram o tratamento devido à falta de vagas em hospitais da região ou pela grande demora no agendamento em hospitais da capital e, se caso afirmativo, que providências a secretaria está adotando para disponibilizar, imediatamente, tratamento de quimioterapia para estes pacientes.
O parlamentar justificou as solicitações com as recentes reportagens, as quais mostram relatos sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam do tratamento de quimioterapia.
"A população fica à mercê da ajuda de familiares, parentes e amigos, para viabilizar a locomoção para centros de tratamento em São Paulo, mesmo o hospital Luzia Pinho de Melo sendo referência no Alto Tietê no tratamento de várias doenças, entre elas o câncer. Estou preocupado com a condição dos pacientes em Mogi. Acredito ser necessário o monitoramento das ações realizadas por parte do Estado, para diminuir o sofrimento destes pacientes e proporcionar uma melhor qualidade de vida", argumentou Gondim.