Os vereadores de Mogi das Cruzes criticaram a eleição do Conselho Tutelar realizada no domingo. Iduigues Ferreira Martins (PT) afirmou que recebeu denúncias de que candidatos transportaram eleitores em vans e ônibus até os locais de votação. O petista disse que vai encaminhar a denúncia ao Ministério Público (MP). A falta de organização e as grandes filas nas escolas onde ocorreram a eleição foram outras reclamações dos vereadores.
Martins informou que recebeu diversas imagens e vídeos que mostrariam o transporte de eleitores. "Mogi experimentou um novo modelo de escolha de conselheiros por meio de eleições direitas. Antes, eles eram indicados pelas entidades. Houve um espetáculo triste. Vi ônibus lotados de eleitores, e compra de votos por associações. Se este ano foi assim, imagina daqui a quatro anos. A desorganização é perdoável, mas o aliciamento de eleitores não", destacou o petista.
Mauro Araújo (PMDB) reclamou das grandes filas que se formaram nas portas das escolas. "Sei que muitas pessoas desistiram de votar. Na escola Coronel Almeida presenciei funcionários públicos cortando a fila. Ocorreram falhas graves que precisam ser averiguadas", avaliou. (L.N)