Além do basquete, modalidade mais forte que Mogi das Cruzes tem hoje, a ginástica artística também é um dos destaques no esporte mogiano. A equipe está esperançosa em trazer medalhas nos Jogos Abertos do Interior, que acontece em dezembro, em Ribeirão Preto.
Hoje, aproximadamente 200 crianças participam dos treinamentos de ginástica artística, também conhecida como ginástica olímpica, que são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O coordenador responsável pelo projeto é o Márcio Tadashi.
Segundo o responsável pelas equipes de treinamento, Rodrigo Miranda, as crianças podem iniciar no esporte a partir dos 5 anos e não tem limite de faixa-etária. "Primeiramente, as crianças entram na escolinha, depois, se apresentar facilidade no esporte, ela é encaminhada para outros grupos de treinamentos, até poder competir", explicou o técnico, que treina os jovens há quatro anos em Mogi das Cruzes. "Nós temos uma campeã brasileira que treinou aqui e hoje ela defende Osasco, na categoria juvenil. Temos outra atleta que defende o Clube Pinheiros. Elas começaram aqui, mas por fata de investimento, acabaram sendo transferidas para outros clubes", lamentou.
No entanto, há grandes possibilidades do município mogiano ter uma representante de destaque, já que há interessados em investir em Gabriela Mota Reis, que tem apenas 9 anos e já é campeã paulista na categoria infantil. "Temos essa joia rara que é a Gabi. Ela irá disputar o Campeonato Brasileiro no ano que vem e, se ficar entre as seis melhores, poderá integrar a seleção brasileira. No ano que vem, ela já poderá disputar um Brasileiro representando Mogi", revelou o técnico. "Elas começam a treinar aqui, mas quando se destacam não têm como mantê-las na equipe, porque grandes equipes, com investimento, acabam fazendo propostas irrecusáveis às nossas atletas. Por isso, vamos fazer de tudo para manter a Gabi com a gente, apesar de já ter propostas de outros clubes. A Smel deve dar esse suporte. Para nós é muito importante, porque seria a terceira atleta que inicia o processo de formação na nossa equipe e se transfere para outro local".
A equipe que Miranda treina também já conquistou medalhas para a região e está prestes a alçar voos mais altos. "Essa equipe é vice-campeã paulista infantil, mas acabamos de disputar a Copa São Paulo, na qual ficamos entre os três primeiros colocados", contou. "A Gabi ficou em primeiro", disse o treinador, ressaltando que vê potencial olímpico nas meninas mogianas.