A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue, orienta a população de Mogi das Cruzes sobre os cuidados para evitar focos da dengue durante o período de visita aos cemitérios, em razão do Dia de Finados. É necessário estar atento aos vasos, enfeites e recipientes plásticos depositados nos jazigos, que podem acumular água e tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Outra orientação é retirar as embalagens de plástico ou celofane dos vasos de flores naturais.
Equipes do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue nesses dias realizaram visitas às floriculturas da cidade para orientar os responsáveis sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Como no ano passado, os comerciantes mogianos receberam uma carta com detalhes sobre a dengue e as principais formas de prevenção. "O próximo passo será realizado nos cemitérios, depois do Dia de Finados, para verificarmos e eliminarmos eventuais pontos que possam se transformar em criadouros para o mosquito", explica a veterinária Débora Murakami Campos, coordenadora do Núcleo.
Ao visitar os cemitérios, as pessoas devem evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as pelas versões plantadas e sem pratinhos. Outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. Veja, no quadro , outras dicas úteis.