Os 104 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Sementinha, conveniada à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, estão sem aula em função de problemas na documentação da entidade que administra o local. A Comunidade Evangélica Redenção Plena não apresentou sua Certidão Negativa de Débito (CDN) para a administração municipal, que acabou cancelando o pagamento do repasse mensal para arcar com os custos da unidade, instalada há mais de 15 anos na região da Vila Corrêa.
De acordo com a diretora da creche, Cleide Maria da Silva, a contadora que trabalha para a creche e também faz a contabilidade da igreja Redenção Plena, está sendo cobrada há um ano sobre o documento, mas afirma estar doente e sem condições de entregar a CND.
"Ela diz que está com depressão e síndrome do pânico, mas nós não podemos depender dela dessa forma. A prefeitura teve muita paciência, mas foi cobrada pelo Tribunal de Contas (TCE) e exige de nós esse documento. Nós trabalhamos com dinheiro público e temos que prestar contas", declarou.
Cleide afirmou ainda que, no momento, está em busca de um novo contador que possa solicitar a CND na Receita Federal. "As crianças não têm culpa, nem a administração. Precisamos resolver isso o quanto antes. Nossa expectativa é que a prefeitura libere o recurso até sexta-feira para que possamos pagar o salário dos funcionários e na próxima segunda-feira as aulas já tenham voltado ao normal".
Sem opção
Algumas mães estiveram na creche ontem para cobrar explicações, já que não têm onde deixar seus filhos. "Eu precisei ficar com os meus dois filhos hoje porque não tive opção. As mães estão preocupadas porque não podem trabalhar e pagar alguém para ficar com as crianças, é muito caro", destacou a vendedora Stefanie Helen.
Prefeitura
Questionada pelo Dat, a Prefeitura de Ferraz confirmou que a creche deve documentos fiscais. "A expectativa é que essa situação seja resolvida em até 30 dias. Vale ressaltar que esta pendência existe desde 2014", destacou a Secretaria de Educação, por meio de nota.