A passarela de pedestres que ligará o Terminal Vereador Diniz dos Santos Faria, o Terminal Norte, e a nova estação de trem de Suzano, foi instalada anteontem pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Quem passa pela avenida Jorge Bey Maluf já consegue ver a estrutura de ferro interligada com o novo prédio e com as escadas e rampas construídas ao lado do terminal de ônibus.
Para a instalação da passarela, a via ficou interditada por 24 horas no sábado e no domingo no trecho em frente ao Terminal Norte, entre a avenida Vereador João Batista Fitipaldi e a alça de retorno.
A medida foi necessária para o içamento e montagem da estrutura metálica que servirá de passarela de acesso e transferência de passageiros entre os dois serviços de transporte público.
De acordo com a CPTM, a próxima etapa da obra contempla a instalação da cobertura metálica, a execução do piso e a colocação de guarda-corpo na passarela. Por enquanto, não está programada nova interdição da avenida Jorge Bey Maluf para isso.
Entrega
A nova estação de Suzano será entregue em janeiro de 2016. A previsão foi informada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante suas últimas visitas feitas à região. A conclusão dos trabalhos é necessária para que o Expresso Leste primeiro possa circular até Suzano e depois até Mogi das Cruzes.
Com a entrega inicial prevista para o final deste ano, o novo prédio de Suzano será terminado somente em 2016 em função de detalhes técnicos que precisam ser concluídos, segundo o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelisioni, durante entrega da estação de Ferraz de Vasconcelos, dois meses atrás.
Já o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, afirmou na ocasião que somente parte da estação suzanense será aberta aos usuários em janeiro.
"Nós analisamos e vimos que, mesmo sem toda a estrutura já terminada, a nova estação será melhor do que a provisória, que é utilizada hoje pela população", explicou.
A expectativa é que as novas plataformas de acesso aos trens e área de compra de bilhetes já estejam prontas no início de 2016.
Já o prédio anexo e alguns acessos, como a passarela sobre a rua Dr. Prudente de Moraes, serão concluídos somente no final do próximo ano. (C.M.)