Day-off
Os metalúrgicos da GM de Mogi das Cruzes estão em "day-off" (folgas) durante toda esta semana. A medida foi adotada pela direção da empresa para amenizar os efeitos da crise econômica no País. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, além de Mogi, a fábrica de São Caetano do Sul deu folga aos trabalhadores.
Renegociação
De acordo com o presidente da montadora no Brasil, Santiago Chamorro, "em meio à crise que leva as vendas de veículos novos no Brasil a caírem mais de 20% neste ano, a General Motors (GM) tem tomado uma série de medidas de eliminação de custos, que vão desde o corte do cafezinho para funcionários à renegociação de contratos com fornecedores, tanto os fechados em moeda nacional como em dólar".
Proteção ao Emprego
Chamorro lembrou que a montadora também tem adotado medidas de corte de produção. A montadora também está estudando aderir ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) nas unidades de São Caetano e Gravataí (RS). As negociações com o sindicato, contudo, ainda não começaram.
Mês a mês
"Estamos avaliando as medidas mês a mês e usando todas as ferramentas para manter o nível de produção adequado", afirmou.
Reavaliar
O presidente da GM no Brasil reconheceu, contudo, que se o mercado nacional intensificar a queda, a montadora terá de reavaliar a estratégia utilizada até agora. De janeiro a agosto, os emplacamentos acumulam queda de 21,4% ante igual período de 2014.
Da Espanha
Da Espanha, onde está em viagem oficial desde sábado passado, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) postou uma mensagem no Facebook: "Boa tarde, estou com o prefeito de Rivas, Pedro del Cura, conversando, discutindo, estudando e aprendendo sobre técnicas modernas de tratamento de resíduos sólidos".
Da Espanha II
"O lixo é hoje um problema de Mogi, do Brasil e do Mundo. Precisamos cuidar muito melhor de nossos resíduos, se quisermos realmente um mundo melhor para nós e para as próximas gerações. E, sem dúvida, a transformação de lixo, depois de extrair tudo o que possa ser reciclado, em biomassa, é uma das melhores soluções ambientais, assim como faz a cidade de Rivas-Vaciamadrid, na Espanha", afirmou Bertaiolli.