Aproximadamente cinco mil pessoas saíram às ruas na manhã de ontem com o mesmo objetivo, chamar a atenção das mulheres com relação à prevenção das doenças do câncer de mama e do colo do útero. A caminhada que foi organizada pela Prefeitura de Poá, através da Secretaria da Mulher chamou a atenção de todos os moradores e comerciantes da área central da cidade que parou para acompanhar às milhares de pessoas que se uniram em prol de um mesmo objetivo.
Para a o prefeito Marcos Borges (PPS) este evento já se tornou tradição. "É muito importante que as mulheres poaenses sejam alertadas que o autoexame é fundamental pois os estudos comprovam que a doença quando é diagnosticada precocemente a chance de cura é maior", lembrou o prefeito.
A caminhada, que teve o percurso de 2,5 quilômetros e durou uma hora, contou com a participação de pessoas de todas as faixas etárias. Acompanhada por um caminhão de trio elétrico, a caminhada percorreu várias ruas da área central da cidade com alegria, descontração e o sentimento de dever cumprido.
A secretária da Mulher, Aretha Marques, agradeceu a participação de todos e destacou que a caminhada cumpriu o objetivo que é o de conscientizar as mulheres da importância do autoexame e da necessidade de se fazer exames periódicos como a mamografia e o papanicolau.
Para isto enfatizou que a Carreta de Mamografia "Mulheres de Peito", programa do governo do Estado, ficará na cidade até 7 de novembro. A carreta que está estacionada na Praça de Eventos "Lucia Gomes Felippe", área central da cidade atendeu 750 mulheres que realizaram os exames de mamografia. A estimativa é que sejam realizados 1.200 exames até 3 de novembro.
Conforme explicou a secretária, a carreta ficará na cidade até o dia 7, porém, o exame de mamografia será realizado até o dia 3, pois a partir desta data serão realizados outros exames complementares para aquelas mulheres que apresentaram qualquer tipo de alterações em seus exames como exemplo, o ultrassom.
"Infelizmente 1% dos exames realizados apresentaram alterações, porém, as pacientes já foram encaminhadas para a realização de novos exames para posterior cirurgia e tratamento", informou a responsável pela pasta.
Outras cidades do Alto Tietê também realizaram caminhadas em prol da saúde ontem.