O 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes vai levar à Vila Nova Aparecida a Campanha Chama Segura, que visa orientar a comunidade sobre os procedimentos de segurança com relação ao uso do botijão de gás na próxima sexta-feira, 23, das 14 às 16 horas no condomínio localizado na avenida Avelino Souza Franco, 1.060. A incidência de ocorrências de vazamentos naquela região foi o fator principal para a escolha do local.
Segundo o tenente da corporação Everton Oliveira Pinheiro Godoi, haverá palestras para ensinar as donas de casa na troca do botijão de maneira segura, além da distribuição de itens de segurança para. "Será distribuído um kit com um folder educativo, um registro, abraçadeiras e mangueira", adiantou. "A mangueira, por exemplo, tem que ser trocada a cada cinco anos, às vezes menos".
O tenente Godoi ainda frisou a importância de adotar procedimentos seguros para evitar vazamentos e possíveis explosões. "É importante que o botijão tenha registro. Sem esse equipamento, no caso de um vazamento, a chama pode chegar a 3 metros, com o utensílio, a chama chega a 30 centímetros", comparou, destacando a importância de dar atenção para qualquer indício de vazamentos. O tenente afirmou que, em caso de cheio de gás, é necessário desligar a energia elétrica ou todas as luzes do imóvel. "Nunca deixe o botijão próximo a bueiros, buracos ou ralos, pois se ocorrer vazamentos, o gás fica confinado nesses locais e pode causar uma explosão".
Para identificar um vazamento, Godoi orienta usar uma esponja com detergente, a aproximando da válvula do botijão, na mangueira junto a abraçadeira. Se houver a formação de bolhas ou espuma na esponja, é porque há vazamento de gás. "Nesse caso, pode ligar para o bombeiro, pois uma pequena quantidade vazamento também pode causar explosão", disse. "É importante orientar a população sobre o uso de alternativas para evitar vazamentos. Algumas pessoas usam martelinhos para bater no registro ou sabão em pedra para fechar. Esse método acaba estragando mais rápido o equipamento e não é seguro", ressaltou.
Confira a cartilha de orientação dos bombeiros neste link http://migre.me/rS6EX