O vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, recebeu ontem, em audiência, o prefeito de Arujá, Abel Larini. O encontro foi agendado pelo deputado André do Prado, líder do PR na Assembleia Legislativa. Na reunião, Larini e o parlamentar solicitaram ajuda técnica do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), através do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios - PATEM, para reavaliação do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) de Arujá. Outro pedido foi a da destinação da unidade móvel do programa "Via Rápida do Emprego".
O prefeito Larini lembrou que, em 2011, os técnicos do IPT estiveram na cidade e ajudaram na elaboração do PMRR, que fez um mapeamento de todas as áreas da cidade. "Agora precisamos de revalidação deste estudo para que possamos dar sequência ao nosso trabalho de prevenção", ressaltou.
"É uma ajuda fundamental para o município e, por isso, precisamos da ajuda do Governo do Estado a fim de que possa solucionar as questões de risco na cidade", argumentou o deputado André do Prado, sobre a a necessidade desta ajuda técnica do IPT a fim de indicar as ações estruturais para erradicar as áreas de risco da cidade.
Durante a reunião, o vice-governador Márcio França solicitou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação possa verificar esta demanda e atender a solicitação do prefeito e da cidade de Arujá.
O Plano Municipal de Redução de Risco é um diagnóstico e serve para o planejamento de medidas de segurança, intervenções e recursos necessários para redução das situações de risco nas áreas mapeadas - desde uma limpeza simples como obras mais complexas como contenção de encostas e reparos - até a relocação de moradias.
Centro de Inovação
Na oportunidade, o deputado André do Prado e o prefeito Larini falaram de um terreno disponível no município e o vice-governador sugeriu a avaliação para instalar um Centro de Inovação Tecnológica (CTI) na cidade. O CTI é um espaço cujo objetivo é estimular o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, disponibilizando um suporte de inovação avançado para promover a interação entre os empreendedores e pesquisadores.
"Este é equipamento que poderá contribuir para o crescimento industrial e o desenvolvimento de mais empresas na cidade", finalizou o parlamentar. Já o prefeito Abel Larini disse que vai estudar todos os procedimentos necessários para apresentar ao vice-governador a possibilidade de Arujá ter este Centro, que será fundamental para o surgimento de novas empresas.