A Prefeitura de Suzano vai executar um Plano de Ação de Enfrentamento da Pobreza, desenvolvido por meio de uma parceria com o governo estadual. Com este plano será possível receber novos programas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Dentre os principais projetos está a descentralização do serviço de cadastramento das famílias para serem contempladas com serviços de transferência de renda, além do projeto "Família Paulista", que será lançado em breve pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A parceria foi firmada entre o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Felipe Sartori, durante audiência realizada ontem, com a presença do deputado estadual Estevam Galvão (DEM). Nos próximos dias a equipe da pasta estadual visitará Suzano para realizar a primeira reunião de trabalho.
"É preciso atualizar o Cadastro Único de Assistência Social, ampliar o atendimento do Bolsa Família para aqueles que precisam e se preparar para receber o Família Paulista, que prestará atendimento às famílias cadastradas no serviço social do município, através da doação de equipamentos", adiantou o secretário-adjunto.
Além de Tokuzumi e Estevam, participaram da audiência os secretários Oswaldo João dos Santos (Agricultura Familiar e Segurança Alimentar) e Leonice Ramos Ferreira (Assistência e Desenvolvimento Social). "O Plano de Enfrentamento da Pobreza será muito importante para o município. Vamos atualizar nosso cadastro, incluir novas famílias para darmos início ao Família Paulista, bem como implantar a nova unidade do Bom Prato para Suzano e ampliar o programa Viva Leite", pontuou Tokuzumi.
Com a atualização do Cadastro Único de Suzano, a expectativa é que pelo menos 4mil novas famílias sejam contempladas com o Bolsa Família. "O perfil das famílias precisa ser atualizado a cada dois anos. Assim teremos o cenário real da cidade e suas necessidades", reforçou Sartori.
Bom Prato
Suzano terá uma nova unidade do Bom Prato. Na ocasião, Estevam aproveitou a oportunidade para pleitear a ampliação do atendimento do programa. A expectativa é que a cidade passe a contar com pelo menos 800 novas refeições por dia a R$ 1.
Viva Leite
O Plano de Enfrentamento da Pobreza em Suzano também contemplará a ampliação do programa Viva Leite. Tokuzumi solicitou a ampliação do número de beneficiários, atendendo ainda mais famílias. Para se ter uma ideia, 4,5 mil famílias são atendidas pelo Banco de Alimentos. Nesse caso, com base no Cadastro Único, o Viva Leite poderá beneficiar mais 3,8 mil crianças.