A partir de novembro, os pedidos para troca de lâmpadas e manutenção da iluminação pública serão atendidos em até 48 horas. Desde que a Prefeitura de Mogi das Cruzes assumiu o serviço, 2.193 pedidos chegaram à administração municipal. Desse total, 1.404 solicitações foram atendidas e outros 789 casos precisam ser resolvidos. Por dia, entre 50 e 60 pedidos de manutenção chegaram para a Prefeitura nas últimas semanas.
As informações sobre o primeiro mês de trabalho da empresa contratada pela Prefeitura para realizar a manutenção da iluminação pública de Mogi foram apresentadas ontem. A cidade conta atualmente com 43.334 lâmpadas, nas quais 39.278 ficam na área urbana, 1.105 estão localizadas na zona rural e 2.951 estão espalhadas por praças. Até julho, a EDP Bandeirante era responsável por fazer a manutenção desses pontos. A Prefeitura estima que a EDP entregou o parque de iluminação com cerca de 4 mil lâmpadas com problemas.
O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, afirmou que dos consertos que foram realizados pela empresa, 842 são referentes à substituição de lâmpadas queimadas, 504 para trocar relês, 182 para arrumar reatores e 167 para itens diversos. Atualmente, a empresa contratada conta com cinco equipes, nas quais uma é responsável pela ronda, duas atuam durante o dia, duas no período noturno e uma reserva. Cada uma cuida de 25 pontos por dia. Para normalizar o sistema até novembro, mais duas equipes extras passaram a atuar na cidade.
Com o programa Ilumina Mogi, os pedidos de manutenção poderão ser feitos pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura de Mogi. Todos os pontos de iluminação do município foram mapeados e inseridos a um sistema da administração municipal que funciona on-line. Por meio desse programa, as chamadas são abertas e enviadas para as equipes que realizam a manutenção.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) informou que o valor que é arrecadado com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) é suficiente apenas para realizar a manutenção do parque de iluminação. A empresa contratada ficará responsável por promover pequenas expansões, como a implantação de quatro ou cinco pontos de luz em uma rua. No entanto, os grandes projetos de expansão, como a iluminação da avenida Francisco Rodrigues Filho, serão feitos com recursos da própria administração. O contrato com a empresa Trajeto Engenharia é de R$ 8,7 milhões por ano. 
Depois que o parque de iluminação estiver estabilizado, a Prefeitura estipulou um controle de qualidade para o serviço da empresa. A cada mês serão analisados 500 pontos aleatórios e apenas 4% deles poderão apresentar falhas. Em um segundo momento, esse limite será de 2%. Caso os índices não sejam cumpridos, a empresa poderá ser multada.