A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, através da Carreta da Mamografia, realizou 2.685 atendimentos desde o início dos trabalhos em 5 de agosto até 27 de setembro. Segundo a pasta, o equipamento já passou por três regiões, e realizou 1.796 exames de mamografia e 889 ultrassonografias. Atualmente a carreta está na região Sul da cidade, na rua Sebastião Moreira, 111 – Parque Palmeiras. A previsão é queo equipamento permaneça no local até a próxima semana. A iniciativa é do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo a secretaria, antes do distrito de Palmeiras, o equipamento já havia passado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José, que fica na região Norte, realizando 452 mamografias e 205 ultrassonografias. A carreta também esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena, na área central da cidade, promovendo 675 mamografias e 349 ultrassonografias. O balanço parcial da região Sul aponta que foram realizados 669 mamografias no Parque Palmeiras, onde a carreta está atualmente, além de 335 ultrassons.
A secretaria explicou que diariamente as equipes entregam cerca de 45 senhas para a realização das mamografias. A distribuição ocorre a partir das 7h30 e o atendimento segue até as 16h30. A ação faz parte do projeto "Saúde Itinerante" que é realizado durante dois meses na cidade. A ideia é tornar a realização de exames de imagem mais acessível para a população das regiões Norte e Sul. A estimativa, neste período, é atingir a marca de 2 mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias de diversas outras especialidades, atendendo pacientes já agendadas pelo setor de Regulação da pasta.
Faltas
Apesar dos números obtidos, a pasta comenta que há preocupação com relação ao número de ausência nas ultrassonografias, uma vez que, desde o início dos trabalhos, 344 pessoas faltaram no dia da realização do exame.
"A carreta da mamografia é uma grande oportunidade para reduzirmos a espera pelos exames de mamografia e ultrassonografia. Muita gente precisa desse atendimento, mas infelizmente acaba faltando no dia agendado. Isso é uma negligência à própria saúde, por isso é importante que as mulheres compareçam para a realização dos atendimentos", alertou o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.
Atendimento
O atendimento na Carreta da Mamografia é voltado para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. As munícipes dessa faixa etária devem apresentar apenas documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os exames nas mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos serão feitos mediante solicitação de médico ou enfermeiro, além dos documentos já citados.
No dia do exame, deve ser evitado o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco. Também é recomendado a realização do exame entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Caso a paciente tenha feito algum exame de contraste venoso, deve ser aguardado um período de 48 horas antes da mamografia. Em geral, esse procedimento também não é feito em gestantes e lactantes.
*Texto supervisionado pelo editor.