Neste mês, 14% dos imóveis do Alto Tietê receberam multas pelo consumo excessivo de água, mesmo assim, o programa de bônus da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) incentivou na economia de 778,8 milhões de litros de água no Alto Tietê, o suficiente para abastecer 236 mil pessoas durante um mês, ou a cidade de Biritiba Mirim por, pelo menos, seis meses. A distribuidora ainda informou que, apesar do inverno, esse foi o agosto mais quente dos últimos dez anos, com registro de chuvas abaixo da média.
Entre abril de 2014 e agosto deste ano, a região ainda conseguiu economizar 14,9 bilhões de litros. No mês passado, 57% dos consumidores foram contemplados com o bônus de 30%. Apenas 2% foram bonificados com desconto de 20% na conta de água e 6% conseguiram economizar o suficiente para conseguir um bônus de 10% no valor total da fatura. Segundo a Sabesp, 5% dos clientes registraram redução no consumo de água, mas não conseguiram atingir a porcentagem suficiente para obter o desconto.
O programa funciona da seguinte forma; o imóvel que reduzir de 10% a 15%, terá desconto de 10% na tarifa, Quem baixar o gasto entre 15% e 20% será bonificado com 20%. E quem reduzir o consumo em mais de 20% receberá um desconto de 30% no valor total da conta.
Os 14% dos imóveis multados tiveram as tarifas com um acréscimo. A concessionária ainda informou que 9% das residências aumentaram o consumo, porém não tiveram a aplicação da tarifa por estarem dentro da faixa de consumo mínimo, que é de 10 metros cúbicos por mês. Essa tarifa começou a ser aplicada nas contas deste mês.
O programa de bônus foi implantado em 1º de fevereiro de 2014 para os moradores atendidos pelo sistema Cantareira. Nos meses seguintes, a ação foi ampliada para os municípios abastecidos pela Grande São Paulo, incluindo o Alto Tietê. Já a sobretaxa de 40% sobre o valor da tarifa de água para quem exceder até 20% a média do consumo ou 100% sobre o valor da tarifa de água para quem ultrapassar 20% da média. Segundo a Sabesp, "o objetivo da tarifa contingenciada não é arrecadar e sim incentivar o uso racional da água".