Pelo menos dez pessoas morrem e 189 ficam feridas todos os meses na região, vítimas de acidente de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) dos primeiros sete meses deste ano. No total, foram registrados 69 homicídios culposos (sem intenção de matar) envolvendo acidente entre veículos e 1.325 vítimas que sofreram lesões corporais.
Mogi das Cruzes, por possuir uma da maiores frotas de veículos da região cortada por rodovias importantes, como a Ayrton Senna (SP-70) e a Mogi-Bertioga (SP-98), lidera o ranking regional dos municípios com mais mortes no trânsito (22) e pessoas feridas (423). Já as cidades menores, como Biritiba Mirim, os número são mais discretos, sendo 2 e 14, respectivamente.
Para tentar reduzir cada vez o número de acidentes de trânsito que resultam em mortes e feridos, foi iniciada ontem a Semana Nacional do Trânsito, que se estenderá até o dia 25. A ação, que é realizada em todo o País, visa incentivar a população a refletir suas atitudes nas ruas e estradas e a seguir as leis de trânsito, com o objetivo de preservar a vida. O evento é uma das ações da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito, que começou em 2011 com previsão até 2020.
Na região, Suzano, que registrou nove mortes por acidentes e 235 feridos, é uma das cidades que preparou atividades especiais para comemorar a Semana Nacional. Ações educativas e de entretenimento serão promovidas hoje no Terminal Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte
No local passam cerca de 18 mil pessoas por dia e os pedestres vão encontrar placas de velocidade e faixas conscientizando sobre a importância de completar a travessia nas faixas de segurança e respeitar as sinalizações.
A ação, promovida pela Radial Transportes, responsável pelas linhas municipais de ônibus, ocorrerá das 10 horas até as 15 horas. Haverá a presença de palhaços e também de 20 colaboradores da empresa para ajudar na difusão das informações.