As viagens do Expresso Leste, da capital até a Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, acontecerão de forma gradual e fora dos horários de pico a partir do segundo semestre de 2016. Somente no final do próximo ano é que a baldeação deixará de acontecer nos horários de maior movimento.
De acordo com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissione, até o final de 2016 serão disponibilizados 31 novos trens nas linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
"Com esses trens, o Expresso seguirá até a estação Estudantes. Hoje, o usuário precisa trocar de trem em Guaianazes (zona leste), mas depois não será mais necessário", declarou o chefe da pasta. Ele reforçou ainda que as novas composições são mais modernas, com motorização maior, mais rápidas, com vagão contínuo, ar-condicionado e câmera de vídeo. Cada trem terá oito carros.
Integração
Sobre a integração tarifária entre os ônibus municipais e os trens da CPTM, Pelissioni afirmou que ação teria um custo alto e que por isso ainda precisa ser analisada com calma. "Existe uma disposição e vontade política para criar essa integração, mas ela precisa ser conversada e estudada. A integração custa. É importante, mas custa. Temos que fazer um estudo para saber como esse custo pode ser reduzido. Quem paga é toda a população, porque o governo são todos aqueles que pagam imposto", reforçou.
Terminal
Durante sua visita à Itaquaquecetuba, Pelissioni informou ainda que concluirá até o final do ano o projeto para construção de um terminal de ônibus ao lado da nova estação de trem de Suzano. "Depois dessa etapa teremos que correr atrás de recursos. Estamos tentando reduzir também o custo com as desapropriações. É um momento complicado para o País, por isso é importante concluir bons projetos para depois conseguir a aprovação de financiamentos", concluiu o secretário. (C.M.)