A Secretaria do Estado da Saúde contratou recentemente mais 500 agentes para auxiliar no combate à dengue em várias cidades de São Paulo. O novo grupo, contratado por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) deverá colaborar com os atuais profissionais que já trabalham espalhados por todo o território paulista.
Parte desse primeiro grupo atuou em alguma cidades do Alto Tietê, mas segundo a pasta hoje não há nenhum desses profissionais na região. "Esses agentes foram deslocados para outros locais que precisam de mais atenção, mas já atuaram na região do Alto Tietê".
A secretaria afirmou também que as prefeituras podem entrar em contato para tentar levar alguns dos novos agentes para a cidade, a fim de atuar na prevenção da doença. "Por enquanto não recebemos nenhum pedido oficial das prefeituras da região", definiu a pasta da Saúde.
Em contato com a reportagem, algumas administrações mostraram disposição em contar com alguns dos agentes para contribuir na extinção de criadouros, uma delas foi a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. A administração ainda destacou que os pontos mais críticos estão localizados nos bairros do Jardim São João, Jardim do Papai e Vila Margarida.
Porém, a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde da cidade, informou que pretende trabalhar para que os profissionais trabalhem de forma regional. "O secretário de Saúde de Poá, Dr. Marco Antônio Grandini Izzo, informou que o objetivo é formalizar proposta por meio do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) para que esses agentes possam trabalhar de forma regional".
Já o Executivo de Suzano informou que ainda não recebeu qualquer informação oficial da pasta estadual sobre a liberação dos agentes para as cidades da região.