As administrações municipais do Alto Tietê vão participar, hoje, do encontro estadual sobre dengue, em que deve ser apresentada as estratégias adotadas pelas cidades para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A região, inclusive, já registrou mais de 3 mil casos da doença. O Estado convocou os 645 prefeitos de São Paulo para participar dessa reunião que terá início às 10 horas, no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. Na ocasião, as prefeituras deverão trocar experiências sobre as medidas adotadas de combate ao mosquito.
Em Ferraz de Vasconcelos já tem uma ocorrência para cada 287 habitantes. Dos 901 casos suspeitos de dengue, 642 foram confirmados no município. A secretária-adjunta de saúde, Tânia Mara Porfírio e o coordenador da Vigilância Sanitária, Hamilton Lisboa serão os representantes do prefeito Acir Filló (PSDB) no encontro estadual.
A cada 299 moradores, pelo menos, uma pessoa é infectada em Arujá. O mosquito já infectou 280 pessoas no município. Com relação a reunião de hoje, a prefeitura informou que o objetivo é aguardar as recomendações e demandas do Estado sobre a dengue. "Possíveis apontamentos necessários serão realizados no momento do encontro".
Em Suzano, já foram registrados 380 ocorrências confirmadas de dengue, sendo que 347 foram contraídos dentro do próprio município e 33 são importados; 47 ainda estão aguardando confirmação. A administração suzanense também informou que aguarda as orientações do Estado para combater o Aedes aegypti durante o encontro.
O município de Mogi das Cruzes já tem uma ocorrência do vírus para cada 494 habitantes, totalizando 858 infectados. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade tem diversas ações de combate à Dengue, mas não adiantou o que será levado para a reunião de hoje.
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba informou que vai aproveitar a ocasião para apresentar o balanço do trabalho de combate à dengue realizado dentro da cidade, mostrando também o resultado das visitas domiciliares, além de "buscar parcerias para intensificar os resultados". Na cidade, 805 pessoas contraíram o vírus, sendo 788 autóctones e 17 importados.