Os partidos políticos de Mogi das Cruzes já se movimentam para montar as chapas e conquistar candidatos para as eleições municipais do próximo ano.
Mesmo com a possível mudança no prazo de filiação, os presidentes dos diretórios municipais garantem que a maior parte das chapas está fechada, mas não descartam que ainda há tempo para conquistar novos candidatos e arrebatar alguns nomes que ainda estão indecisos.
Entre as proposta da reforma eleitoral está o novo prazo de filiação, que poderia ser feita até março do ano que vem e não mais 30 de setembro deste ano. A medida ainda precisa da sanção da presidente Dilma Rousseff (PT). 
O presidente do diretório municipal do PSDB e vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, afirmou que o partido pretende eleger entre 4 a 5 vereadores. Atualmente, a Câmara Municipal conta com dois tucanos.
"Estamos mantendo os nossos filiados e buscando outras pessoas que queiram participar do pleito. Queremos ter quatro vereadores e se der uma sobra, fazer 5. Vamos com a chapa completa, ou seja, com 35 candidatos. Isso se não houver coligações", disse.
O presidente do diretório do PMDB e vereador, Mauro Araújo, informou que o partido está com 80% da chapa concluída. "O nosso trabalho está adiantado, mas sempre estamos abertos para novas conversas. Sairemos com 35 candidatos, o objetivo é dobrar nossa participação na Câmara. Temos bons nomes conhecidos no mundo político e líderes de bairro. O PMDB vai ter um papel de destaque na próxima eleição", ressaltou.
O presidente do diretório municipal do PT, Rodrigo Valverde, avaliou que a extensão do prazo para filiação pode aumentar a disputa por candidatos.
"Estamos preparados para o prazo de setembro. Fomos muito bem nas últimas eleições, por pouco não fizemos 3 vereadores. Temos o Cloadoaldo de Moraes que pode deixar o partido, mas existe chances que continue. Tivemos mais adesões do que baixas. Queremos no mínimo três vereadores eleitos e vamos com a chapa completa, em caso de coligação, este número chegará a 46 bons nomes", explicou.
O presidente do PSB, o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, disse que a chapa do partido está sendo finalizada e garantiu que disputará a vaga de prefeito.
"Acho que a Dilma só vai vetar a regra do financiamento de campanha. O importante é que não se mexeu nas coligações", destacou.