O governo do Estado está retomando os projetos de reforma das estações Estudantes e do centro, em Mogi das Cruzes, e ainda a do bairro Manuel Feio e do centro, em Itaquaquecetuba. A meta é apresentá-los ao Ministério das Cidades até junho de 2016 para que seja assinado o contrato para a liberação dos recursos já confirmados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Durante reunião com o conselho de prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, informou que o início das obras deve ficar para 2017, já que ainda depende dos recursos da União.
"Conseguimos viabilizar os recursos para retomar os projetos executivos dessas quatro estações. A meta agora é concluí-los para que possam ser entregues no Ministério das Cidades e assim assinar o contrato com o PAC. O recurso do PAC foi oficializado em 2014 e nós vamos cobrá-lo para melhorar ainda mais as estações", detalhou o chefe da pasta estadual.
De acordo com o presidente do Condemat e prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), a população terá que aguardar as melhorias nas estações. "Estamos em contato constante com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e sabemos que a falta de recurso não é um problema só do governo estadual. Se trata de um momento vivido em todo o País, por isso, enquanto isso, nós estamos fazendo a nossa parte, que são as passagens subterrâneas no centro".
Suzano e Poá
Pelissioni confirmou a entrega parcial da estação de Suzano para janeiro de 2016 e afirmou que pelo menos 90% das obras estão concluídas no local. De acordo com a secretária de Assuntos Urbanos de Suzano, Carmem Lucia Lorente, que substituiu o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) na reunião, o município está cobrando melhorias no fechamento da estação. "Queremos que a estação seja isolada com grades, como foi feito em Ferraz. Do jeito que está hoje é muito feio, aceitamos a entrega parcial, mas com esses itens e mais qualidade".
Sobre a estrutura de Poá, o secretário afirmou que os serviços de reforma serão retomados até o início de outubro e concluídos em dez meses.
Reunião
A reunião do Condemat aconteceu na Câmara de Itaquá com a presença dos prefeitos de Mogi, de Poá, Marcos Borges (PPS), de Itaquá, Mamoru Nakashima (PSDB); de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB); de Arujá, Abel Larini (PR); de Guararema, Adriano Toledo (PR), e de Santa Isabel, Gabriel Bina (PV), o Padre Gabriel.