Para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Prefeitura de Suzano está reformando o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. E as obras de adequação já estão 80% concluídas. Na manhã de ontem, os secretários de Obras e Infraestrutura, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, e de Cultura, Suami Paula de Azevedo, realizaram vistoria com a equipe técnica no local.
O prédio conta agora com dois novos sanitários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso externa e interna, bem como piso tátil (orientação de chão e de escadas para portadores de deficiência visual). Além disso, o equipamento terá um elevador, que já foi comprado pela Viel Construtora Ltda. - empresa responsável pela obra - e deve ser instalado em dezembro (prazo de entrega do fabricante).
Segundo a equipe técnica, outra novidade é que serão criados espaços especiais para cadeirantes no Anfiteatro Orlando Digenova, que funciona no mesmo prédio. Também será feito paisagismo (jardim oriental) interno e externo. Todas as instalações atenderão aos padrões de adaptação das normas de acessibilidade. O investimento total é de R$ 231.449, 36.
De acordo com Carminha, esse era um pedido antigo dos munícipes. "Nós, o governo Paulo Tokuzumi (PSDB), ficamos muito felizes em poder atender os anseios da população e sabemos que essa reforma é algo que os suzanenses cobram há tempos", comentou Carmen.
Para Suami, além de garantir acessibilidade, a reforma vai contribuir de forma geral para a melhoria do atendimento prestado à população. "Temos no Centro Cultural uma série de serviços e atividades, e essa obra auxiliará no aperfeiçoamento de todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura", disse.
A previsão é de que os trabalhos sejam parcialmente entregues já no dia 9 de outubro. Isso porque a instalação do elevador só poderá ser feita em dezembro, de acordo com o cronograma de entrega do fabricante do equipamento.