A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai criar o Plano Diretor de Iluminação Pública para estabelecer quais os tipos de lâmpadas devem ser instaladas em cada endereço do município. De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a tendência é que aos poucos, as luminárias existentes na cidade sejam substituídas por lâmpadas de Led, que são mais eficientes e econômicas. A expectativa é que o plano seja concluído em 2016.
Em 2011, Mogi ganhou o prêmio de Cidade Eficiente em Energia Elétrica pelo programa Reluz, que promoveu a substituição de 10.204 lâmpadas de mercúrio por modelos de vapor de sódio. "Assim que terminamos o caráter emergencial do serviço, que é colocar em funcionamento as lâmpadas que estão queimadas, vamos construir o Plano Diretor de Iluminação Pública. Ele vai estabelecer qual o tipo de lâmpada e potência da luminária que será instalada em cada rua ou avenida do município. Gradativamente e conforme a disponibilidade de recurso, as lâmpadas serão trocadas", esclareceu Bertaiolli.
O prefeito esclareceu que o objetivo é promover a eficiência energética e a economia na cidade. A Prefeitura desembolsa por mês entre R$ 1,3 e R$ 1,4 milhões apenas para o pagamento da energia elétrica que abastece os pontos de iluminação. No ano passado, esse valor era de R$ 800 mil.
O secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, informou que o Plano Diretor será estruturado até o fim do ano e será elaborado ao longo de 2016 (L.N).