O maquinário que fará a escavação do túnel 2 da Praça Sacadura Cabral começou a chegar ao canteiro de obras ontem e a previsão é de que a abertura do solo tenha início até o final de semana que vem. Serão duas máquinas que vão operar simultaneamente - uma abrindo o túnel e outra realizando a concretagem das laterais. Hoje, a Bandeirante Energia deverá fazer o remanejamento de três postes instalados na rua Dr. Ricardo Vilela, para que as máquinas possam trabalhar.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, acompanhou a chegada dos equipamentos pela manhã e explicou os próximos passos da obra. O Semae já instalou uma nova rede de esgoto, liberando a área de escavação, e os funcionários do consórcio responsável pela passagem subterrânea iniciaram a construção de duas valetas pré-moldadas de concreto na Dr. Ricardo Vilela, paralelas, que servirão como base para a operação das máquinas.
"Essas duas valetas funcionarão como guias para a máquina executar a escavação. São equipamentos grandes e cada escavação vai retirar uma quantidade significativa de terra. Nos próximos dias, as valetas serão concluídas e as máquinas estarão montadas. Nosso objetivo é de que até a próxima sexta-feira tenha início a abertura do túnel, no cruzamento entre a Ricardo Vilela e a Dr. Deodato Wertheimer", explicou Chavedar. As armações de ferro que serão utilizadas no trabalho de concretagem das laterais do túnel também já estão chegando e foram armazenadas na Praça Sacadura Cabral.
O trabalho da Bandeirante Energia terá continuidade amanhã e no domingo. Na madrugada de domingo, das 4 às 6 horas, os trens da CPTM não circularão entre as Estações Mogi das Cruzes e Estudantes. Com isso, durante este período será acionado um plano que consiste em disponibilizar ônibus para o transporte dos passageiros neste itinerário.
A antiga Base da Polícia Militar vem sendo demolida, assim como as quatro casas que ficam no lado esquerdo da Hamilton da Silva e Costa, que foram desapropriadas pela Prefeitura. Tapumes de alumínio isolam a área onde serão realizados os trabalhos, nas praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral, mas os pedestres continuam circulando normalmente pela região, tanto na calçada direita da rua Dr. Ricardo Vilela como pelo meio da praça. Também é possível aos pedestres seguir pela rua Brás Cubas e entrar à esquerda na Ricardo Vilela. Com a desativação, uma base móvel da corporação opera na praça Oswaldo Cruz.