A Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Poá (Expoá), que está em sua 43ª edição, reuniu centenas de pessoas em seu segundo dia de evento. Interessados em pesquisar preços e em busca de novidades, os visitantes observavam, atentamente, os produtos comercializados pelos floricultores e artesãos. Os apaixonados por orquídeas e plantas ornamentais, além de contar com a possibilidade de adquirir várias espécies diferentes, puderam prestigiar uma mostra composta por 1,5 mil flores de 60 expositores da região e do Estado. A tradicional festa se estende até amanhã, na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe, localizada na avenida Antônio Massa, no centro. O evento ocorre até as 22 horas.
De acordo com o floricultor Hiroshi Fugino, de 76 anos, que participou de todas as edições da Expoá e se dedicada a este ramo há mais de quatro décadas, o público do evento aumenta a cada ano, o que proporciona a ele e aos outros comerciantes a possibilidade de fazer boas vendas. "Todos os anos consigo vender muito bem. Sou um dos participantes mais antigos da Expoá e o evento tem proporcionado ótimas vendas, inclusive, na chácara, em Mogi, onde cultivo as minhas plantas. As pessoas vão até lá procurando por mais opções", comemora.
A orquidófila Catarina Shimoda, 67, de Piedade, município situado na região metropolitana de Sorocaba, compartilha da mesma opinião. Ela, que já participou de dez edições da tradicional festa poaense, conta que, ano após ano, sempre encontra uma forma de trazer novidades aos visitantes. "Estou há 15 anos neste ramo e desde a minha primeira participação na Expoá notei que venderia bem. A orquídea, cada vez mais, se populariza e por causa disso a procura aumenta. Para este ano, a novidade é o dendróbio, um tipo de orquídea de sudeste asiático", comenta.
A fotógrafa Zilene Almeida Antizana Anglo, 31, visitou a Expoá pela terceira vez e estava em busca de "suculentas", plantas originárias de ambientes desérticos e que têm como principal característica o fácil cuidado. Devido aos ótimos preços, adquiriu quatro unidades, que farão parte da decoração da sua casa, em Poá. "Vim à Expoá decidida também a comprar ao menos uma orquídea, e os preços estão ótimos".
A artesã Hermelinda Nicola de Souza, 74, de Poá, que é proprietária de uma marca de confecção de bonecas em sociedade com a filha Kátia Regina de Souza, 50, destaca a importância da Expoá para o seu negócio. "Esta é a oitava vez que participamos. Todas as nossas bonecas, que são elogiadas por aqueles que as adquirem, têm um nome. Já exportamos os nossos produtos para o Canadá e Portugal", conta.
Programação
Hoje a Expoá terá, às 20 horas, o show da dupla Gisele e Cristoilma (vencedoras do Poá Festival 2015), que abrirão a apresentação do pagodeiro Thiaguinho, às 22 horas. Os ingressos podem ser retirados em troca de um quilo de alimento não perecível. Além disso, às 17 horas, haverá a Parada das Orquídeas, com a participação de 600 pessoas, entre alunos e professores do Centro Municipal de Dança e do Cantinho da Melhor Idade.