Previstas inicialmente para 2016, as obras do Corredor BRT Metropolitano Alto Tietê ficarão para 2017. Isso se o governo do Estado conseguir os recursos necessários para execução do projeto, que interligará Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos. O investimento previsto é de R$ 336 milhões.
De acordo com o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o projeto básico do corredor estava suspenso nos últimos meses, mas será retomado até o final do ano. "Queremos concluir o projeto executivo no próximo ano, mas já em janeiro o objetivo é apresentar o projeto básico para os prefeitos e com isso mostrar como serão as estações, colher opiniões deles e dos usuários", detalhou o chefe da pasta.
Segundo ele, em função da crise financeira enfrentada pelo País, será preciso melhorar as condições da economia nacional para buscar recursos. "É um projeto estruturante de R$ 336 milhões entre desapropriações e obras e nós temos que conseguir o investimento. Se tudo der certo, o prazo para início dos trabalhos é 2017".
Histórico
O lançamento do projeto foi realizado em fevereiro de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para que o corredor seja instalado, a expectativa é que poucas desapropriações sejam necessárias, já que serão aproveitadas estradas existentes nas quatro cidades e também canteiros centrais das vias.
A nova pista atenderá 47 mil passageiros por dia, que serão transportados em uma frota de 67 novos ônibus, sendo 55 articulados. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas mais largas para embarque e desembarque, GPS, monitoramento por câmera e sistema de wi-fi. Está prevista ainda a construção de terminais de embarque e desembarque e também de transferência de passageiro com plataformas no nível do coletivo, o que facilitará o acesso.
As estações terão painéis eletrônicos informativos, cobertura termoacústica, sistemas de iluminação que propiciam economia de energia elétrica, sistema de captação de águas pluviais, além de estruturas para captação de energia solar.