Sobre o ensino fundamental, os níveis nacionais não são muito favoráveis, segundo a ANA de 2014. Na escrita, do total analisado, 35% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental ainda não conseguem escrever textos. Em relação à matemática, 57,7% dos alunos estão em um nível abaixo da média, segundo dados do MEC.
Os resultados da avaliação apontam que a cada cinco estudantes do 3º ano do ensino fundamental não atingem os níveis mínimos de alfabetização em leitura, escrita e matemática.
Para a Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos, Valéria Eloy da silva Kovac, os índices apontados pela ANA no município são positivos, pois apresenta um quadro de alfabetização elevado. A chefe da pasta revelou que 70% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental tiveram ótimo desempenho na escrita; 55% se encontram em níveis ainda mais avançados de leitura e em matemática, 60% dos estudantes também estão nos níveis mais avançados.
"Vejo isso de forma muito positiva, pois é resultado do conjunto de esforços de nossos professores com seus alunos, da Prefeitura de Ferraz , por meio da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com parceiros que aderiram ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) desde 2013", avaliou Valéria, ressaltando que busca alavancar a alfabetização através de formações continuadas para os profissionais da educação. "Pretendemos garantir 100% dos direitos de aprendizagem de nossos alunos e estamos trabalhando para ampliar nossos índices municipais que hoje apontam 73% dos 11.598 alunos, alfabetizados", finalizou a secretária.
A reportagem do Dat também entrou em contato com as demais prefeituras do Alto Tietê para pedir um posicionamento, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno. (F.F.)