O antigo problema de falta de água nas residências da Chácara Guanabara está prestes a ser solucionado. Isso porque, para solucionar a ausência de rede de distribuição no local, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) elaborou um projeto de construção de um sistema próprio de abastecimento no bairro, que já se encontra em fase de construção. Ao todo, 405 residências serão beneficiadas, o que representa um total de cerca de 1.660 pessoas.
Segundo a autarquia, a estrutura, que será implantada em um terreno localizado no cruzamento da avenida América com a rua das Hortências, na Chácara Guanabara, é composta por um poço artesiano, um reservatório e um sistema de distribuição.
Quando o sistema estiver em funcionamento a água será bombeada do poço, tratada e armazenada no reservatório, de onde ocorrerá a distribuição para as residências.
Somente para a perfuração do poço foi necessário um investimento de
R$156,7 mil. O valor inclui a perfuração, o licenciamento, a outorga, bem como estudos desenvolvidos pela empresa DH Perfuração de Poços. O poço já foi perfurado em agosto e apresentou vazão de 40 mil litros por hora (40 m³/hora).
Questionada sobre quando o sistema deve entrar em funcionamento, o Semae explicou que isso deverá se concretizar após a instalação de linha de recalque e construção de reservatório, cujos processos administrativos estão em andamento. A data, no entanto, não foi divulgada.
Enquanto isso não ocorre, o bairro continua sendo atendida por caminhões-pipa enviados. (S.L)