Os integrantes da Comissão Especial de Vereadores (CEV) de Desenvolvimento Econômico visitarão no dia 22 de outubro, o Porto Digital, localizado em Pernambuco. O objetivo é conhecer o trabalho desenvolvido no local, além de pegar referências sobre as empresas que atuam no espaço. De acordo com o presidente da CEV, Caio Cunha (PV), o Porto Digital é conhecido como o "Vale do Silício" brasileiro, em referência à região dos Estados Unidos que concentra grandes empresas de tecnologia.
Cunha esclareceu que o objetivo da CEV é fomentar o empreendedorismo na cidade e criar mecanismos para estimular a criação de novas tecnologia em Mogi. "O vereador Claudio Miyake (PSDB), que é o relator da CEV, e eu, criamos uma pauta para seguirmos até o fim do ano, quando o prazo da CEV acaba. Não queremos apresentar um mero relatório, mas pretendemos deixar um legado e uma direção", disse.
O presidente informou que o convite para conhecer o Porto Digital partiu da deputada estadual de Pernambuco Raquel Lyra (PSB) e do gestor da unidade, Fernando Holanda. "No fim da CEV queremos fazer um fórum. No momento, estamos levantando alguns dados. Em outubro, vamos conhecer o Porto Digital que é uma referência hoje no Brasil. Iremos visitar este espaço e a ideia é pegar referências. Recentemente, visitamos a Incubadora Tecnológica de Jundiaí", contou.
O parlamentar destacou que a CEV está criando uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para que o órgão forneça programas de fomento na área de tecnologia.
Cunha acrescentou que o grupo tem feito um trabalho com o Sebrae para "enxugar" algumas leis ultrapassadas e que burocratizam a vida das pessoas que querem abrir um negócio. "Em paralelo a isso, o Sebrae vai fazer uma pesquisa para saber quais são os pontos fortes da economia do município. Combinamos que vamos rever as leis e que logo em seguida eles farão esse estudo. Vamos concluir tudo até dezembro", ressaltou.