Os prefeitos da região assinaram ontem, durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Social para o repasse de R$ 5,3 milhões destinados as dez cidades para o desenvolvimento de projetos e ações sociais.
De acordo com o chefe da pasta estadual, Floriano Pesaro, os municípios que executarem pelo menos 90% do orçamento destinado ao setor receberá um bônus em 2016, ou seja, o dobro da verba enviado neste ano.
Segundo o secretário, do montante recebido em cada cidade, o governo do Estado autoriza a utilização de 60% para pagamento de recursos humanos de alguns serviços, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e permite ainda a utilização da reprogramação orçamentária dos recursos que não forem usados até o final do ano. "A determinação do governador é que os recursos sejam totalmente gastos pelas equipes, seja totalmente executado na assistência sociall", completou Pesaro.
Bônus
Para incentivar a utilização total das verbas, o governo do Estado oferecerá bônus para aqueles que conseguirem. "Nós vamos manter todos os repasses apesar dos problemas que estamos enfrentando e do atraso dos repasses federais e lembrar que, em 2016, os municípios que tiveram executado até 90% dos recursos do fundo municipal receberam um bônus que chega a quase o dobro de recursos passados neste ano".
Reunião
Pesaro esteve ontem em Arujá para participar da reunião do Condemat ao lado dos prefeitos da região. Ele recebeu os pedidos definidos pela Câmara Técnica de Desenvolvimento Social do consórcio e afirmou que analisará cada uma das demandas e futuramente informará o que poderá ser executado de fato.
O chefe da pasta estadual foi recepcionado na Sede da Secretaria de Turismo e Cultura pela Banda Municipal de Arujá e aproveitou a ocasião, inclusive, para reger os músicos em duas canções. (C.M.)