As chuvas que se intensificaram sobre a região no feriado de 7 de setembro interromperam uma sequência de 45 dias seguidos de queda nos níveis das cinco represas que compõem o Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat). Anteontem, o nível dos reservatórios estava em 13,0% e ontem - um dia após a volta das chuvas - subiu para 13,1%, já considerando uma cota de 39,4 bilhões de litros de volume morto, adicionada no ano passado. Os números são do relatório diário divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Ainda de acordo com a companhia, apenas no feriado choveu 23,9 milímetros sobre os reservatórios Paraitinga, Biritiba Mirim, Ponte Nova, Rio Jundiaí e Taiaçupeba - que integram o Sistema - volume superior à soma de todos os dias de agosto. A última vez em que o Alto Tietê havia registrado aumento foi no dia 26 de julho, quando o Sistema subiu de 18,4% para 18,5%. Desde então, o manancial perdeu 5,4 pontos de água armazenada.
E se depender da expectativa dos meteorologistas, que previam para ontem ao menos 25 milímetros de chuva em Mogi das Cruzes (mas pelo temporal que atingiu a cidade esse índice pode ser maior), o nível das represas deve subir também hoje. E o nível de água armazenada deve subir mais ainda se essa expectativa for ampliada, pois até o próximo domingo a meteorologia prevê, no mínimo, mais 50 milímetros de chuvas sobre a região. A divulgação dos dados medidos nas represas é feita sempre às 9 horas pela Sabesp.
Responsável por atender 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira continuava ontem com 15% da capacidade, mesmo índice do dia anterior, após ter chovido 17,5 mm na região. Esse Sistema não registra aumento do volume armazenado de água desde o dia 27 de julho, quando subiu de 18,8% para 18,9%.
O nível de outros três mananciais registrou alta ontem. O maior aumento foi no Guarapiranga, responsável atualmente por abastecer o maior número de pessoas (5,8 milhões). O Sistema subiu 0,7 ponto porcentual, passando de 66,5% para 67,2%.
Já o Alto Cotia o aumento foi de 0,4 ponto e o Sistema operava ontem com 52,3%, ante 51,9% no dia anterior. Já o Rio Grande subiu 0,1 e está com 80,2%.
O único Sistema a perder volume de água represada foi o Rio Claro, qie operava ontem com 57% da capacidade: 0,3 ponto porcentual a menos do que os 57,3% da segunda-feira.