A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Suzano está retomando suas atividades no município e, atualmente, reúne pouco mais de cem profissionais associados. O objetivo do grupo é participar, mais de perto, da discussão de assuntos importantes para a cidade, como a revisão do Plano Diretor, e ainda promover palestras e debates sobre assuntos de interesse público, como o evento realizado ontem na Faculdade Piaget, que discutiu formas de economizar água durante a crise hídrica que o Estado enfrenta.
Segundo o presidente da associação, o engenheiro elétrico Juarez Ferreira Sobrinho, Suzano reúne hoje mil engenheiros e aproximadamente 300 arquitetos. "Nós temos cerca de 10% desse total de associados. O ideal seria ter 100%, mas tudo tem um começo. Queremos participar mais dos assuntos da cidade, como a elaboração do Plano Diretor, e participar de comissões técnicas que tratem sobre o nosso setor, para ajudar da melhor forma possível", declarou.
O primeiro trabalho do grupo neste ano foi realizado ontem, com a palestra do engenheiro civil Roberto Massaru Watanabe, que tratou sobre formas de economizar e armazenar água. "Apesar de ser promovida por engenheiros, a discussão tratou do assunto de forma geral e não apenas em construções, por exemplo. As palestras são todas abertas ao público e ainda faltam mais quatro", detalhou.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a associação, a Faculdade Piaget, que oferece o espaço na avenida Mogi das Cruzes, e o Conselho Estadual de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo. "O conselho tem nos viabilizado esse projeto na questão financeira". No próximo dia 29 será realizado um novo encontro, dessa vez com o engenheiro Plínio Tomaz, que tratará sobre uso e reuso de águas pluviais.
"Em outubro teremos outras três palestras que estão sendo definidas, mas desde já estão todos convidados a participar", concluiu o presidente.