Cada vez mais presente nas cidades, as bicicletas há muito deixaram de ser somente um objeto de lazer para ser tornar um veículo de transporte e locomoção. Basta caminhar pelas ruas que será possível notar uma grande quantidade de 'magrelas' rodando por aí. Essa ideia começa a chegar nas cidades do Alto Tietê, mas ainda falta muito para que esses sistema seja colocado em prática.
Questionada, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que ainda não existem na cidade locais destinados ao trânsito exclusivo de bicicletas, porém a administração vê com bons olhos essa possibilidade mais à frente. "De acordo com o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Flávio Batista de Souza, o Inha, o município está estudando a implantação de ciclofaixas e ciclovias na cidade governada pelo prefeito Acir Filló (PSDB)", explicou a Prefeitura, em nota.
O comunicado continua dizendo que seria interessante interligar essas futuras vias aos terminais de ônibus e ferrovias. "O chefe da pasta ressalta, ainda, que é de grande valia a interligação com terminais de ônibus e também nas estações ferroviárias, visto que muitos cidadãos trabalham fora do município e terão a possibilidade de se locomover até o local do transporte público com mais segurança e facilidade".
Itaquaquecetuba também não possui faixas exclusivas para as bicicletas, mas a prefeitura destacou que está estudando essa possibilidade em três locais diferentes da cidade. "A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, entende que as bicicletas podem ser um meio de transporte eficiente e não poluidor, melhorando assim questões de mobilidade urbana, e meio ambiente. Partindo dessa premissa, a municipalidade estuda a implantação de três ciclovias", destacou o Executivo, sem ainda mencionar quais locais seriam esses.
Ninguém usava
A Prefeitura de Suzano informou que a cidade mantinha ciclofaixas na área central aos domingos, mas acabou sendo desativada devido à "falta de utilização". Apesar disso o Executivo suzanense estuda a implantação dessa estrutura novamente. "A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que incluiu nos estudos do Plano de Mobilidade Urbana a implantação de ciclovias, garantindo à população meios alternativos de locomoção e facilitando assim o acesso à escola, trabalho, terminais de ônibus e estação de trem, por exemplo".
Suzano ainda revelou que pretende construir ciclovias nas vias perimetrais, que serão projetadas no entorno do município, além de promover o uso da bicicleta em espaços de lazer. "Nesse caso, as ciclovias seriam direcionadas para os equipamentos como os parques e praças. O Parque Max Feffer, por exemplo, ganhará uma nova ciclovia. A obra já está em andamento".
Em expansão
O município de Mogi das Cruzes é o único que já possui esse sistema. A prefeitura local informou quais são os locais onde já é possível usufruir das ciclovias, e há outros em andamento. "A Prefeitura vem implantando ciclovias em todos os projetos de novas vias realizadas na cidade. Já foi assim com a avenida Yoshiteru Onishi, que foi duplicada, e no Complexo Viário Júlio Simões, no distrito de Brás Cubas. O mesmo aconteceu na avenida Pedro Romero, que liga o bairro Rodeio ao distrito de César de Souza, em uma extensão de dois quilômetros". No total são dez ruas e avenidas que contam com ciclovias e ciclofaixas, totalizando 16,9 quilômetros, a ideia é chegar à 31 nos próximos meses.