Mais de 4 mil pessoas já foram infectadas pelo mosquito da dengue em oito municípios do Alto Tietê apenas este ano, um caso a cada 392,5 habitantes. Destes, 89,41% são autóctones, quando o vírus é contraído dentro do próprio município. A região ainda registra uma média de 446 casos por mês e Itaquaquecetuba é campeã na proliferação da doença, com 1,2 mil ocorrências em nove meses. Pelo menos 98% dos casos de dengue no município são autóctones e apenas 1,83% são importados.
A prefeitura afirma que realiza várias ações. A mais recente é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a coordenação da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que criaram o comitê intersetorial, em que várias secretarias participam.
A segunda cidade é Mogi das Cruzes, onde 858 pessoas já foram infectadas pelo mosquito. Destes, 83,91% adquiriram a doença dentro do próprio município. Duas pessoas já morreram de dengue este ano.
Ferraz de Vasconcelos registrou 649 ocorrências, apenas 8 importados.
Em Suzano, 421 casos da doença foram confirmados, 8 vezes mais que o total registrado em 2014. Poá registrou 228 casos de dengue, porém, 59,64% são importados, ou seja, mais da metade contraiu a doença fora da cidade.