A Câmara Técnica de Segurança Pública do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) dará início à elaboração de um projeto integrado de videomonitoramento para as cidades da região. No próximo dia 11 de setembro, o grupo de trabalho se reunirá com técnicos em monitoramento por câmeras de cada cidade para discutir questões tecnológicas e ainda traçar as necessidades de cada município para a preparação do projeto.
A proposta do videomonitoramento integrado foi iniciada após contato do coordenador Especial do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Celso Perioli, da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Perioli solicitou à câmara técnica dados preliminares referentes à reivindicação de investimentos em câmeras de monitoramento eletrônico nas cidades do Alto Tietê, feita pelo Conselho de Prefeitos na reunião do dia 25 de junho com o secretário Alexandre de Moraes.
O coordenador da câmara técnica, Eli Nepomuceno, secretário de Segurança de Mogi das Cruzes, informou que o objetivo é subsidiar a secretaria com informações sobre a realidade e a necessidade de cada município, considerando também a interligação entre câmeras e centrais de monitoramento e a adequação das tecnologias utilizadas nas cidades.
"Com a elaboração desta proposta daremos início às discussões sobre a viabilidade de se investir no videomonitoramento em toda a região, seja na instalação de câmeras ou na melhoria dos sistemas que já estão funcionamento", explicou o coordenador.
Após o desenvolvimento do projeto integrado, a proposta será enviada à secretaria estadual. A próxima reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública será no dia 11 de setembro, às 14 horas, na sede do Condemat,
em Suzano.