A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Coordenadoria Especial de Juventude (CEJ), firmou uma parceria com a Escola Técnica Estadual de Ferraz de Vasconcelos (Etec-FV). Com o objetivo de desenvolver o potencial criativo dos jovens da cidade governada pelo prefeito Acir Filló, mais de 80 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) "Primorosa Jorge" e "Luciano Poletti" participaram de uma palestra, na sexta-feira, 7, no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis.
Sob o tema "A importância do empreendedorismo", a palestra que foi ministrada pelos professores da Etec, Ademir Cardoso e David Lima e os estudantes do 6° ao 8° ano e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) puderam interagir com os orientadores e explanar sobre suas ideias inovadoras.
O coordenador Especial de Juventude, Renato Ramos de Souza, falou sobre a proposta da prefeitura e da escola, que é mantida pelo Centro Paula Souza. Ramos adiantou ainda que em outubro a CEJ, a ETEC e a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, juntas, vão promover a "1° Feira do Estudante Empreendedor".
"A Juventude tem potencial criativo e esse é o momento de potencializar e motivar ainda mais essa galera, para que se inscrevam e que acreditem na possibilidade de tornar seu projeto em realidade. Para tanto, o prefeito Acir Filló entrou em parceria com a Etec, para que orientem os alunos e, posteriormente, possamos realizar, em outubro, a Feira do Estudante Empreendedor", pontua o coordenador.
Durante o encontro, o professor David Lima, que leciona a matéria de Gestão de Pessoas, e Ademir Cardoso, que é coordenador do Desafio Inova e, também, assistente técnico administrativo da instituição ferrazense, salientaram que grandes ideias surgiram de jovens ainda estudantes. "Nós estaremos com as portas abertas da Etec, para alunos e, até mesmo, munícipes, que desejam apresentar suas ideias sociais. Vale ressaltar que os melhores projetos serão expostos da Feira que promoveremos em outubro", destacou Cardoso.
Para a secretária da Educação local, Valéria Eloy da Silva Kovac, as atividades que tiveram início nesta sexta-feira foram uma prévia do que está por vir. "Nós estamos elaborando uma série de iniciativas voltadas ao jovem, principalmente ações que estimulam a criação dos alunos. Queremos, juntos ao corpo docente da Etec, criar um hábito nos estudantes de pensar fora da 'caixinha', pensar em projetos sociais, que possam ser simples, mas que mudam a vida das pessoas", pontua Valéria.