A segunda Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Mogi das Cruzes começou a ser instalada na avenida Kaoru Hiramatsu, no bairro Porteira Preta. O prédio será construído em uma área de cinco mil metros quadrados e depois de entregue empregará pelo menos 150 funcionários. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) assinou a ordem de serviço ontem e a expectativa é que a unidade seja entregue em 1° de setembro de 2016. Serão investidos R$ 3,8 milhões.
Bertaiolli destacou que a unidade vai atender os moradores da Vila Moraes, Jardim Aeroporto, Brás Cubas e locais no entorno. "A UPA do Rodeio, que vamos inaugurar dia 19, vai atender a população que mora na Vila Aparecida, César de Souza, Botujuru e bairros próximos. Ela será de fácil acesso, pois foi construída na via Perimetral. Dividimos Mogi em duas partes, uma será atendida pela UPA do Rodeio, enquanto a outra pela UPA Kaoru", esclareceu.
A UPA da Kaoru será maior que a unidade no Rodeio. A medida foi adotada por causa do tamanho da população da região. Ela será responsável por realizar entre sete mil e oito mil atendimentos por mês. "A UPA vai funcionar como um mini-hospital. Essa unidade já tem uma data para ser inaugurada: 1º de setembro de 2016. Com isso, vamos desafogar o posto 24 horas do Jardim Universo. Também vamos construir duas creches, um Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) e as 1.240 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro", destacou. O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, esclareceu que a UPA da Kaoru foi projetada para atender aos casos de urgência. "O atendimento infantil do Pronto-Atendimento do Hospital Municipal foi idealizado para que a UPA fizesse o atendimento adulto. A unidade conta com cinco consultórios com médicos 24 horas para atender adultos e crianças. Teremos serviço de radioterapia, laboratório, eletrocardiograma, além de refeições 24 horas", destaca.