O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), pela sua seccional em Mogi das Cruzes, realiza hoje na cidade o XV Encontro Paulista de Farmacêuticos, que nesta edição discutirá as mudanças no funcionamento de farmácias e drogarias após a edição da Lei 13.021, sancionada em agosto do ano passado, e iniciativas que vem ganhando força no setor, como a prescrição farmacêutica.
Até novembro o evento percorrerá 27 cidades com seccionais do CRF-SP, debatendo com os profissionais da área a nova farmácia brasileira, que começou a ser desenhada com a legislação. A Lei 13.021/14 determina que farmácias são estabelecimentos de saúde e afirma ainda que podem ser prestados serviços como a administração de vacinas e soros, de acordo com o perfil epidemiológico da região onde está situada, trabalhando conectada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Pela prescrição farmacêutica, o farmacêutico está habilitado a receitar medicamentos isentos de prescrição médica, em alguns casos como gripes e resfriados, desafogando esse tipo de atendimento em pronto-socorros. Os profissionais podem ainda fazer o acompanhamento da terapia medicamentosa, contribuindo para a adesão ao tratamento, analisando possíveis reações adversas, o que melhora muito a eficiência da terapia prescrita, especialmente para pacientes de doenças crônicas.
"Nenhum outro profissional entende mais de medicamento do que o farmacêutico. Temos muito a contribuir com a saúde da população e as mudanças na legislação tem justamente esse objetivo", afirma o presidente do CRF-SP, Pedro Eduardo Menegasso, que estará presente no debate de hoje em Mogi.
O XV Encontro Paulista de Farmacêuticos começa as 19h30 e vai até as 22h, no auditório do Hotel Binder - Seccional mogiana do CRF-SP, que fica na Rua Dr. Deodato Wertheimer, 1413, Centro, Mogi das Cruzes.