O prefeito de Poá, Marcos Borges, recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, uma comissão com coordenadores e subcoordenadores dos três pontos de táxi da cidade, além dos Secretários Municipais Rubens de Souza (Transportes) e Paulo Silas Dornelas (Obras Públicas).
O tema principal do encontro foi referente às obras da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) que executa a reforma da Estação de Poá e que segundo os representantes da categoria, impedem o bom andamento do trabalho dos taxistas. Entre as questões apresentadas com as obras, está o pequeno espaço para manobras dos veículos.
Sobre as obras da CPTM, Marcos Borges determinou ao Secretário de Transportes para que entre em contato imediato com os responsáveis da Companhia, para que sejam tomadas providências com referência a agilidade dos serviços.
Outros temas com relação ao trânsito da cidade também foram apresentados durante a reunião, com a situação da rua Miguel Couto (centro da cidade). Segundo os taxistas a via que passou a ser mão única para que os ônibus fizessem o seu percurso, não está mais sendo utilizada para este fim, já que o transporte coletivo está descendo a rua 26 de Março. De acordo com os taxistas, a via está servindo para estacionamento de veículos e com isto deixou de ser mais uma opção aos motoristas.
Os taxistas ainda falaram sobre os semáforos da cidade. O Prefeito Marcos Borges concordou em alguns pontos e pediu ao secretário de Transportes para fizesse estudos para que a rede semafórica seja reprogramada.
Outro ponto importante, segundo os próprios motoristas é o tempo de permanência que os ônibus que fazem a linha municipal ficam parados no ponto próximo a estação de trem. Conforme explicou o taxista Rivadávia Rodrigues Borges, coordenador do ponto 2, os ônibus chegam a ficar parados até meia hora esperando os usuários chegarem, isto acarreta congestionamento nas avenidas Prefeito Francisco Corrêa Allen e Brasil. Neste caso, o o prefeito determinou que seja marcada uma reunião com a empresa Radial para repassar a informação e, principalmente solicitar providências urgentes com relação a reivindicação.
Os taxistas também fizeram questão de parabenizar o prefeito pelo retorno de mão dupla em um trecho da rua Coronel Benedito Pereira, que liga o centro a vários bairros, e ainda pela abertura do acesso ao bairro da Vila Varela.
Para Borges, parte dos pedidos feitos pelos taxistas será atendida prontamente, e alguns precisarão de mais um tempo já que exigem estudos. De acordo com o chefe do Executivo, muitas ideias e sugestões foram feitas pelos taxistas. "Essas reuniões são necessárias, pois precisamos ouvir os representantes deste segmento tão importante para a sociedade", concluiu.
Segundo o secretário de Transportes Rubens de Souza, que intermediou o encontro dos taxistas com o Prefeito, a Prefeitura, através da pasta já está executando várias mudanças na cidade, como a revitalização de toda a sinalização que deverá ser concluída até o dia 30 deste mês. Conforme o secretário, muitas das solicitações dos taxistas já estão incorporadas ao cronograma de ações da Secretaria.