O prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima, participou ontem do lançamento do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, comitê constituído por nove secretarias para construir políticas que promovam a redução de vítimas do trânsito.
O objetivo da iniciativa é diminuir pela metade os óbitos por acidente até 2020. O programa é um desdobramento do decreto nº 61138/2015 que determinou a elaboração de medidas para diminuir as mortes do trânsito.
Com a colaboração de 20 parceiros, entre eles a fabricante de bebidas Ambev, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Movimento toma como base os pilares estratégicos das Nações Unidas para melhorar a segurança viária global.
Para Mamoru este programa irá ajudar a baixar os índices de acidentes nas estradas. "Hoje, Itaquá tem pelo menos 5 estradas que cortam a cidade e o número de acidentes causados por uso de bebida alcoólica é muito grande, este programa vai nos ajudar a diminuir sensivelmente os acidentes na cidade", comentou.
Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou a criação do primeiro Centro de Trauma do Estado que contará com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. "Já adquirimos o antigo Hospital Panamericano, que passará por uma reforma", disse Alckmin. O valor das obras é de R$ 80 milhões.